segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia das Crianças. Escolhendo o brinquedo dos seus filhos.

Você que tem filhos, sobrinhos, netos ou mesmo, gosta de comprar presentes para crianças. Você sabe escolher bem os brinquedos? 


O Dia das Crianças está chegando e muitas pessoas deixam para comprar os presentes de última e não ficam atentos com os riscos que alguns brinquedos oferecem. É preciso tomar alguns cuidados e verificar o brinquedo ideal para cada idade da criança. Tomando pequenos cuidados na hora da compra, evitamos grandes acidentes com os pequenos e ficamos mais tranquilos com a diversão da criançada. É lógico, que com crianças, mesmo com o brinquedo ideal, devemos sempre ficar de olho. Criança é criança e sempre quer descobrir coisas novas. Seja através do tato, podendo se queimar ou fumar, através do olfato estimulando o paladar, podendo engolir pequenos objetos ou produtos tóxicos, entre outros. Ou seja, crianças sempre próximos de pais ou responsáveis. 



Pensando na saúde das crianças, na tranquilidade e garantia de um dia divertido, a Secretaria de Estado da Saúde dá algumas orientações na hora de comprar os presentes:


- Brinquedos com ruídos excessivos podem causar sérios danos à audição;
- Evite brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos; as crianças tendem a engoli-los
- Atenção aos brinquedos que possuem partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos;
- Em hipótese alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão;
- Verifique prazo de validade e condições de garantia do brinquedo. Brinquedos têm, sim, prazo de validade
- Atenção aos brinquedos que possam levar a sufocamento (cordas, balões ou peças muito pequenas);
- Adquira o brinquedo de acordo com a faixa etária ou idade do seu filho. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação no rótulo;
- Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CGC, endereço);
- Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico; 
- Os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).



Ainda está em dúvida do que comprar o seu príncipe ou sua princesa? Vou te dar algumas dicas do que as crianças preferem e os brinquedos para cada fase:


De 3 meses a 1 ano:
É a fase de descoberta dos olhos, da visão e audição. Conhecer os objetos através do toque. A criança começa a sentar e engatinhar. Brinquedos para está fase são os chocalhos, mobiles, mordedores, cantigas e músicas infantis, blocos grandes para encaixar e empilhar.


1 a 3 anos:
Fase onde a criança começa a andar, falar e aprende cores, formas, letras e números. Fase onde ficam mais ativas. Alguns brinquedos importantes para estimular nesta fase são os de empurrar, puxar, empilhar e encaixar, usando bastante as cores, letras e números. Carrinhos, casinhas de madeira e fantasias.


3 a 6 anos:
É aquela fase do faz de conta. As crianças imitam tudo que ouve e vê. Já tem mais habilidade, são mais criativas e é a fase da alfabetização. Nos brinquedos estão os quebra-cabeças, dominó, fantasias, cd´s de cantigas, músicas e histórias. Já tem habilidade para andar de bicicleta e jogar peteca, bola, basquete, corda, entre outros.


6 a 9 anos:
Já estão ficando mais disciplinadas e criativas. São mais curiosas e estão aprendendo a ler e escrever.  Brinquedos e jogos divertidos. Livros, cd´s, eletrônicos de fácil manuseio, corda, pipa, bilboque, taco e jogos de tabuleiro.


Acima de 9 anos:
Estão na fase de socialização, criatividade e imaginação. Os brinquedos interessantes são os jogos divertidos e de tabuleiro, eletrônicos, livros e teatro.


Desejo a todos um Feliz Dia das Crianças Que as crianças brinquem com saúde e o adultos voltem a ser criança e divirtam-se com seus pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário