quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Procure SEMPRE um profissional qualificado. Saúde é coisa séria.

Saiu na mídia essa semana, sobre a prisão de falsos professores de Educação Física.

Você sabia que uma faculdade de Educação Física tem duração de 4 anos? Esses 4 anos é apenas para conseguir a licenciatura plena para poder atuar em academias, escolas, com trabalho personalizado e muitas outras áreas, até mesmo em hospitais. Mas para isso é preciso especializar-se em alguma área de atuação. Procurando cursos de especialização ou pós-graduação, que duram de 3 meses a 4 anos. Na áreas da saúde, a parte científica atualiza-se frequentemente. Ou seja, todo profissional deve atualizar-se, através de artigos científicos, constantemente.

Logo no primeiro ano de faculdade, os alunos aprendem sobre Anatomia Humana, que é o estudo dos ossos, músculos, articulações, sistema circulatório, entre outros. É meio óbvio, mas precisamos saber dessas estruturas, pois trabalhos com elas. Agora me diz uma coisa? Como uma pessoa se acha apta a trabalhar em uma academia sem ao menos saber o nome dos músculos. Muitas pessoas que não estudam a área sabem que temos o músculo peitoral, certo?! Mas onde ele fica exatamente? Ele sai de onde e vai para onde? Ele é dividido em quantas partes? Você sabia que temos o Peitoral Maior, Peitoral Médio e Peitoral Menor? E que cada um deles sai de um lugar e vai para outro? Cada um tem uma função específica. Pois é... esse é UM dos mais de 600 músculos que temos em nosso corpo.

Depois disso ainda temos a matéria de Psicologia e outra MUITO importante, que é a DIDÁTICA DE ENSINO. Usamos muito para saber como lidar com as pessoas. Cada indivíduo é único, e devemos tratá-los de maneiras diferentes. Trabalhamos diretamente com o aluno e temos que saber como lidar com os problemas que ele tem e como fazer com que ele sinta-se motivado a manter a prática de atividade física. A Didática de Ensino, nos mostra como ensinar e exemplificar um exercício para o aluno, para que ele execute corretamente e se faça entender da importância deste. Agora, quem não estudou essas matérias, como irá ensinar o aluno sem que ele se machuque? Como fazer um aluno obeso, por exemplo,  que tem vergonha de ir a academia, sinta-se motivado a praticar atividade física perto de outras pessoas e ainda socializar e manter a auto-estima? Tudo isso requer anos de estudo e experiência.

Outro assunto muito polêmico, é a mídia e matérias sobre atividade física em revistas sem base científica. Ouço muitos alunos e até mesmo amigos, me perguntando sobre o que assistiram na TV ou leram em alguma revista. Deve-se tomar muito cuidado com o que a mídia transmite. Muitas dessas matérias, são escritas por jornalistas não especializados em esporte ou saúde. E a mídia precisa “vender” essas matérias, e eles acabam colocando o que é mais interessante e acabam esquecendo da parte científica, apenas para deixar a matéria mais interessante, e não levando conhecimento aos leitores.

Por isso, tomem muito cuidado com o quem você contrata para te ensinar sobre atividade física. Procure saber se ele é registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF4 – São Paulo). Cada região tem o seu Conselho. Exija a carteirinha do Conselho.

Espero que eu tenha ajudado. E se tiverem alguma dúvida, crítica ou sugestão, escreva para mim: marciopersonalfisio@gmail.com

Dr. Márcio Arruda Nunes
Fisioterapeuta CREFITO-3/ 124880-F
Professor Educação Física - CREF 047801-G/SP










Nenhum comentário:

Postar um comentário